sexta-feira, 9 de maio de 2008

Um dia para esquecer


Álvaro Parente teve, hoje, em Istambul um dia para esquecer. Após dez minutos do início da sessão de qualificação, o piloto português fez um “pião” e deixou o carro e ir abaixo, terminando a sua prestação com apenas cinco voltas registadas.
O tempo efectuado (1m34,620) garantiu-lhe apenas a 21ª marca, já que a esmagadora maioria dos pilotos fez as suas voltas mais rápidas no final da sessão. De salientar que, quando o Super Nova parou, Álvaro detinha o oitavo tempo.
No final da qualificação, o piloto diz não entender bem o que se passou, pois travou no local habitual como demonstra a telemetria. “Imagino que era preciso mais uma volta para aquecer melhor os pneus”, disse Parente que acrescentou ainda que “vinha apenas ligeiramente mais rápido, pois era a minha volta lançada".
O piloto português frisou também que o sistema "antifold" não foi activado, pelo que ficou sem embraiagem e deixou o carro ir abaixo.
Para a corrida, Parente sabe que é muito difícil recuperar posições e afirma que “chegar ao oitavo lugar já era muito bom”.
Giorgio Pantano, da Racing Engineering, conquistou a pole com o tempo de 1m32,659. A sessão foi muito atribulada, com vários pilotos a saírem de pista. No final da qualificação, Davide Valsecchi (Durango) saiu de pista e bateu de frente na barreira de protecção de pneus. Apesar de não ter sofrido qualquer problema físico grave, Valsecchi não está apto para participar nas duas corridas da jornada turca.
Com a ausência do piloto da Durango e com a penalização imposta a Ben Hanley, Álvaro Parente sobe para a 19ª posição.
Duarante a manhã, Álvaro Parente foi 12º na sessão de treinos livres. Giorgio Pantano (Racing Engineering) foi primeiro, seguidos dos dois homens da Piquet (Andreas Zuber e Pastor Maldonado).
Nas posições imediatas terminaram Romain Grosjean (ART), Vitaly Petrov (Campos) e Andy Soucek (Super Nova).

Sem comentários: