terça-feira, 15 de setembro de 2009

Álvaro Parente brilhou em Monza mas conquistou apenas dois pontos

Álvaro Parente foi uma das principais figuras da jornada de Monza da GP2, contudo o piloto luso saiu de Itália com apenas dois pontos na “bagagem”.
A qualificação não correu bem a Álvaro Parente. Na sua última tentativa para obter um bom tempo, o piloto português andou nos limites, mas um pião na chicane De La Roggia deitou tudo a perder. O motor foi abaixo e a qualificação acabou para Parente que teve que se contentar com o 17º registo.
O seu colega de equipa não fez melhor e Karun Chandhok ocupou o 20º lugar na grelha de partida.
Na primeira corrida da jornada italiana, Parente começou em grande mas acabou por ter que se contentar com o sétimo lugar. Pouco antes da partida, a chuva apareceu e em força e esse factor foi determinante no desfecho da corrida.
Apesar de partir da 17ª posição na grelha, o piloto português não se deixou intimidar e rapidamente começou a galgar posições. Na oitava volta, quando era já oitavo, Álvaro Parente ultrapassa David Valsecchi na saída da primeira chicane e Róldan Rodriguez entre as duas curvas de Lesmo.
Logo em seguida, é a vez do comandante do campeonato, Nico Hulkenberg, ficar para trás na entrada para a primeira direita de Lesmo. Depois foi Diego Nunes a ser ultrapassado e Álvaro começou então a exercer uma forte pressão sobre Lucas di Grassi.
O brasileiro defendeu-se sempre muito bem e “obrigou” Parente a corta a chicane por duas vezes. Como Álvaro já o tinha feito uma vez, foi penalizado com uma passagem pela boxes. Depois da penalização, Parente voltou à box para trocar pneus e acabou por terminar a corrida no sétimo posto.
A vitória foi para Giedo Van der Garde e Chandhok desistiu.
O resultado de Parente permitia-lhe sair da primeira linha da grelha para a segunda corrida, no entanto, o piloto português foi novamente penalizado, desta vez por excesso de velocidade nas boxes. A penalização de 25 segundos atirou-o para a 12ª posição na grelha.
A história de Álvaro Parente na segunda corrida de Monza foi curta. Tal como no dia anterior, o piloto português começou logo a ganhar posições e chegou a sétimo. A sexta posição era ocupada por Giedo van der Garde e o holandês não facilitou. Uma defesa de posição de Van der Garde levou Parente à relva e a corrida terminou ali.

Sem comentários: