segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Álvaro Parente fica com um quarto lugar na jornada algarvia

Tem um travo amargo o balanço da última ronda do campeonato de GP2. No Autódromo Internacional do Algarve, Álvaro Parente mostrou mais uma vez as suas enormes qualidades, mas circunstâncias diversas levaram a que o piloto português obtivesse apenas um quarto lugar na segunda corrida.
O fim-de-semana começou bastante mal. Depois de ter andado com os homens da frente nas duas sessões de treinos livres, Parente não conseguiu fazer uma única volta na qualificação. Um problema electrónico na caixa de velocidades obrigou o piloto português a sair do último lugar da grelha de partida.
No Sábado, Álvaro parente cedo mostrou que, apesar do azar da véspera, estava disposto a dar um alegria aos presentes no Autódromo de Portimão. Na primeira volta, Álvaro evitou as habituais confusões e subiu dez lugares. A equipa resolveu apostar numa paragem nas boxes bem cedo e na oitava volta Parente trocou os dois pneus.
Após a operação, o piloto lusitano era 13º e integrava um animado grupo de pilotos. Com as trocas de pneus, Álvaro foi subindo posições e chegou a décimo depois de ultrapassar Sergio Perez. Logo em seguida, Dani Clos tem uma saída e o piloto da Ocean sobe mais um lugar. Faltava entrar nas boxes Michael Herck e isso garantiria a Parente a entrada nos pontos e o lugar que lhe daria a pole na corrida seguinte.
Mas, o pior estava para vir. Parente teve que travar a fundo aquando do erro de Clos e essa situação foi aproveitada por Perez para se colocar ao lado do português. O mexicano ficou por dentro na curva imediata, mas na seguinte a trajectória pertencia ao português. Perez não abriu e a colisão foi inevitável acabando a corrida para ambos os pilotos.
Nico Hulkenberg venceu a prova, enquanto Karun Chandhok desistiu logo na segunda volta, com problemas mecânicos.
No Domingo, Álvaro Parente saiu da 16ª posição da grelha. O piloto da Ocean partiu bem e subiu duas posições. O acidente entre Michael Herck e Vitaly Petrov levou á entrada do safety-car e no recomeço parente subiu mais um lugar.
Três voltas depois, seis pilotos foram penalizados com uma passagem pela linha das boxes, uma vez que tinham ultrapassado o Safety-Car quando este seguia para as boxes. Álvaro passou então a atacar o quarto lugar de Dani Clos. A falta de velocidade de ponto não permitiu a ultrapassagem, mas uma penalização a Sergio Perez, por ultrapassagem com bandeiras amarelas, permitiu a súbita ao quarto posto.

Sem comentários: